Introdução à economia - resumo capítulo 4 mankiw
A oferta e a demanda são as forças que fazem as economias de mercado funcionar. São elas que determinam a quantidade produzida de cada bem e o preço pelo qual o bem será vendido. Elas se referem ao comportamento das pessoas enquanto interagem umas com as outras nos mercados.
Os preços alocam os recursos escassos da economia.
MERCADOS E COMPETIÇÃO
Mercado: um grupo de compradores e vendedores de um particular bem ou serviço.
Os compradores determinam a demanda por produtos e os vendedores determinam a oferta.
MERCADOS COMPETITIVOS * Um mercado competitivo é um mercado em que há muitos compradores e muitos vendedores, de modo que cada um deles, individualmente, tem impacto insignificante sobre o preço de mercado.
Um comprador não pode influenciar num preço porque ele compra uma pequena quantidade em relação ao total de produtos vendidos.
Dado um mercado perfeitamente competitivo: 1) Os bens oferecidos para venda são todos iguais. 2) Os compradores e vendedores são tão numerosos que nenhum deles é capaz de influenciar o preço de mercado. E como eles são perfeitamente competitivos precisam aceitar o preço que o mercado determina, por isso, são os chamados tomadores de preços.
Monopólio: só um vendedor. Ele determina o preço.
Oligopólio: poucos vendedores, pouca concorrência. Mantém preço alto.
Monopolisticamente competitivo: muitos vendedores, mas cada um oferecendo um produto ligeiramente diferente. Como os produtos não são idênticos, cada vendedor pode estabelecer os preços de seu próprio produto.
DEMANDA
A quantidade demandada de um bem qualquer é a quantidade desse bem que os compradores desejam e podem comprar. * Negativamente relacionada com o preço
- ↑Preço ↓Quantidade Demandada, e,
- ↓P ↑ Quantidade Demandada.
Escala de demanda: mostra a relação entre o preço de um bem e sua quantidade demandada (mantidas constantes todas as demais coisas que influenciam a quantidade do