Cap. 5 - Fundamentos da Economia
1.1. Breve Histórico
Os fundamentos da análise da demanda estão baseados na utilidade do produto ou serviço. Essa utilidade é o grau de satisfação do consumidor quanto ao produto (p. 36).
A Teoria do Valor-Utilidade diz que o valor de um bem é determinado com base na sua demanda, ou seja, utilidade, considerando que o valor surge da relação do produto com o homem. Representa a visão utilitarista, onde o consumidor é soberano e determina o valor, característica do capitalismo (p. 36).
A Teoria do Valor-Trabalho cogita que o valor de um bem é formado com a oferta, através dos custos de produção (mão-de-obra e insumos) incorporados ao bem (p.36).
1.2. Utilidade Total e Utilidade Marginal
Utilidade Total é a que aumenta junto com a quantidade consumida do bem ou serviço. A Utilidade Marginal é a satisfação adicional, obtida pelo consumo de mais de uma unidade do bem. A marginal é decrescente, pois o consumidor vai perdendo a capacidade de percepção da utilidade do bem, causando a saturação (p. 37).
2. Demanda de mercado
2.1. Conceito
Demanda é definida como a quantidade de certo produto ou serviço que os consumidores desejam adquirir em um período de tempo (p.37).
2.2. Lei Geral da Demanda
A Lei Geral da Demanda é estabelecida através de uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. Essa relação pode ser observada através dos conceitos de escala de procura (quanto maior a procura, menor o preço e vice-versa), curva de procura (revela as preferências do consumidores, levando em conta valor, grau de satisfação, etc.) e a função demanda (relação matemática entre a quantidade demandada e o preço de um bem ou serviço) (p. 37-38).
2.3. Determinantes da demanda
O que determina a demanda é o preço do produto ou serviço e de seus semelhantes, a renda do consumidor, a qualidade, propaganda, preferências e etc. (p. 39-40).
2.4. Distinção entre demanda e quantidade demandada
Demanda é toda a escala ou curva