resumo Dunning -The eclectic paradigm as an envelope for economic and business theories of MNE activity
O - (ownership) - Vantagens proprietárias/competitivas específicas: a extensão e a natureza de vantagens competitivas específicas da empresa, que lhe concedem uma vantagem sobre as demais empresas atuantes no país onde a empresa multinacional opera.
L – (location) - Vantagens de localização: vantagens específicas que uma determinada localização possui, fatores que não podem ser transferidos para outras localidades através do comércio.
I – (Internalization) - Vantagens de internalização: propensão da empresa que possui a vantagem competitiva de vir a combinar diretamente esta vantagem com as vantagens de localização, em preferência aos mecanismos de mercado (custos de transação). A empresa se beneficia ao manter suas vantagens competitivas internas.
Dunning (2000) ainda fala que o modelo é fortemente contextual ao refletir as características econômicas e políticas do país ou região na qual estão procurando investir.
Além disso, ele fala que os estudiosos propuseram quatro diferentes tipos de atividades que caracterizam o porquê da atuação da empresa multinacional e que constituem os principais motivadores do fdi:
- Acesso a mercado (market seeking): tem por objetivo acesso ou atendimento a um mercado específico.
- Acesso a recursos (resource seeking): tem por objetivo o acesso a recursos naturais ou a mão de obra de baixo custo.
- Acesso à eficiência (efficiency seeking): tem por objetivo a divisão mais eficiente de trabalho ou especialização de um portfólio de ativos externos e internos.
- Acesso a ativos estratégicos (strategic asset seeking): tem por