PIPELINE
MEC – SETEC
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
CAMPUS ITUIUTABA
CURSO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
3º PERÍODO
BRUNNO EDUARDO VILELA BATISTA
CAROLINA MALTA OLIVEIRA
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO COMPUTADORES
Ituiutaba - MG
JUNHO/2014
FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO
Alunos: Brunno Eduardo Vilela Batista, Carolina Malta Oliveira. Trabalho de Arquitetura e Organização de Computadores: DEFINIÇÃO DE PIPELINE.
SUMÁRIO
1. Introdução Pipeline
2. Definição de Pipeline.
3. Como o pipeline melhora o desempenho.
4. Compare desempenho em ciclo único versus desempenho com pipeline.
5. Desenho/diagrama pipeline com múltiplos ciclos de clock de 5 instruções.
6. Como funciona os processadores super escalares?
7. Referências.
1 INTRODUÇÃO
Até o 386, os processadores da família x86 eram capazes de processar apenas uma instrução de cada vez. Uma instrução simples podia ser executada em apenas um ciclo de clock, enquanto instruções mais complexas demoravam vários ciclos de clock para serem concluídas. Seria mais ou menos como montar um carro de maneira artesanal, peça por peça.
Para melhorar o desempenho do 486, a Intel resolveu usar o pipeline, uma técnica inicialmente usada em processadores RISC, que consiste em dividir o processador em vários estágios distintos. O 486, possui um pipeline de 5 níveis, ou seja, é dividido em 5 estágios.
2 DEFINIÇÃO DE PIPELINE
Pipeline é uma técnica de hardware que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada. Estas instruções são colocadas em uma fila de memória dentro do processador (CPU) onde aguardam o momento de serem executadas, só poderá começar quando a outra instrução acabar só assim dá sequência ao procedimento.
Em resumo, é o processo