historia do cinema
Desde os primórdios os humanos tem a necessidade de registrar movimentos. Isso está expresso nas pinturas rupestres das quais temos conhecimento.
A invenção da fotografia serviu de base para o surgimento do cinema, Na primeira metade do século XIX a fotografia já havia sido inventada por Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niepce, o que possibilitou essa invenção revolucionaria, que surgiu em 1895 com os irmãos Louis e Auguste Lumière. A Conclusão dessa invenção veio com Joseph-Antoine Plateau que insistiu em medir o tempo da persistência retiniana, concluindo que uma ilusão de movimento necessita de uma série de imagens fixas, sucedendo-se pela razão de dez imagens por segundo.
Dai em diante o desenvolvimento e aprimoramento do cinema é absolutamente notável. Temos atualmente uma serie de tecnologias que dão ainda mais brilho ao cinema, como as tecnologias 3D e 4D que mudaram o modo de assistir filmes, hoje em dia o cinema é um mercado que fatura milhões e que consegue mexer com o imaginário das pessoas.
Os clássicos são sempre lembrados como algo que marcaram épocas, lançaram modas e marcaram a vida de muitas pessoas. Os clássicos do cinema são as obras imperecíveis pelo tempo, temos a seguir uma lista dos 9 filmes que são considerados os maiores clássicos do cinema mundial:
"E o Vento Levou“
"Casablanca“
“Bonequinha de luxo”
“A fantástica fabrica de chocolate”
“O exorcista”
“Uma linda mulher”
“Ghost”
“Titanic”
“o magico de oz”
No Brasil os primeiros aparelhos de projeção cinematográfica chegaram no Rio de Janeiro em 1896, e em 1898, foram realizadas as primeiras filmagens no Brasil. Os grande problemas enfrentados pelo cinema brasileiro era a falta de distribuidora própia e salas para absorver sua produção.
Somente em 1907, com o advento da energia elétrica industrial na cidade, o comércio cinematográfico começou a se desenvolver.
Com o surgimento do estúdio “Vera Cruz” e através de fortes investimentos e