Resumo dos poemas de gregório de matos
Este poema foi uma sátira onde Gregório retratou a sociedade brasileira. Este poema é um soneto com versos decassílabos dispostos de forma interpolada (Abba, Abba, cde, cde).
Na primeira estrofe o eu – lírico percebe as transformações do estado lamentando, abordando nos últimos versos a questão econômica, pois alega que viu a Bahia rica, depois a tristeza da crise se espalhando e sua terra empobrecendo.
Na segunda estrofe o eu – lírico fala que tanto sua terra natal como o homem se vendiam como mercadorias.
Já no primeiro terceto percebe-se a crítica onde Gregório menciona a questão do estado da Bahia ter grandes riquezas naturais e desperdiçá-las fazendo negociações com os estrangeiros com outras mercadorias de pouco valor.
Mas na ultima estrofe Gregório mostra que ainda tem esperança, apelando para deus,de que a Bahia volte a ser como era antes e ainda mais rica .
A D.Ângela
Esse poema , como esta escrita no titulo , foi escrito para dona Ângela, paixão do poeta que o teria rejeitado. Este é um soneto com rimas regulares (Abba, Abba) e rimas alternadas (cdc dcd).Na primeira estrofe o eu – lírico tenta fazer uma síntese entre flor e anjo, primeiro começa a fazer uma imagem de uma mulher construída de uma beleza pura e o segundo por ser ao mesmo tempo tentadora.
Na segunda estrofe aborda o desejo o autor por ver uma flor tão bela que sente vontade de tê-lo para si, mas quando se é comparada a um anjo tem que ser idolatrada.
No primeiro terceto é observado, já que sua amada representa a figura de um anjo, é melhor apenas protegê-la, guardá-la, pois sabe que é uma tentação só de vê-la.
E Gregório encerra deixando claro que a hipótese não se confirma da estrofe anterior, pois sua paixão por ser formosa e elegante conquistando-o e não resistindo. E sua amada o tenta, mas não da à mínima.
“A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR"
Essa é uma poesia religiosa onde o poeta apela para a infinita capacidade de Cristo em redimir os piores