Resumo dos filosofos antigos
FILOSOFIA DO DIREITO
PROF. WLLAM GERSON DE FREITAS
RESUMO
EDVAN OLIVERA DA SILVA
FRANCISCO ADRIANO COSTA SILVA
FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA
JANIELE PEREIRA DA SILVA
PAULO CÉSAR FÉLIX BARBOSA
ARACATI – CE
2012
Heráclito de Éfeso viveu VI e V a.C. Solicitado pelos concidadãos a elaborar as leis da cidade, recusou-se, porque eles já haviam caído no arbitro por sua má constituição. Os filósofos de Mileto haviam notado o dinamismo universal das coisas, que nascem, crescem e perecem, bem como do mundo aliás dos mundos, submetido ao mesmo processo. E seu principio era “tudo se move”, “tudo escorre” permanece imóvel e fixo, tudo muda e se transmuta, sem exceção. Pesava-se que descer duas vezes o menor rio e não se pode tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado, pois por causa da impetuosidade e da velocidade da mudança ela se dispersa e se reúne, vem e vai. Mas para Heráclito, essa é apenas a constatação de base, um ponto de partida para outras inferências, ainda mais profundas e argutas.
Destaco aqui uma passagem que ele disse “Aquilo que é oposição se concilia das coisas diferentes nasce a mais bela harmonia e tudo se geram por meio de contrastes. Eles (os ignorantes) não compreendem que mesmo que é diferente concorda consigo mesmo é a harmonia dos contrários, como a harmonia do arco da lira”.
Pitágoras nasceu em Samos vivendo apogeu sua vida em torno de 530 a.C. e morrendo no início do século V a.C. Abandonou sua pátria e foi iniciado em todo em todos bárbaras. Então retornou a Samos e encontrando sua pátria sol a tirania de Polícrates, levantou velas para Cratona, na Itália. Ali elaborou para os italianos e conseguiu grande forma, juntamente com seus seguidores, que em número de cerca de trezentos administraram tão bem a coisa publica que seu governo foi quase uma aristocracia. Parmênides nasceu m Eleia metade dos séculos VI a.C. morreu em meados do século V a.C. Foi ele o fundador da escola elétrica, destinada a ter grande influencia sobre