Iluminismo
Também denominado Ilustração, foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, a partir do século XVII, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas). Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
Antigo Regime I
Mas o que era o antigo regime, tão odiado pelos simpatizantes do iluminismo? O antigo regime correspondia a um período da Europa, onde a sociedade girava em torno do (a):
1- Absolutismo : prática política que defendia o poder total nas mãos de um rei.
2- Mercantilismo : prática econômica que, entre outras coisas, fazia o rei embolsar a maior parte das riquezas acumuladas.
3- Sociedade Estamental : condição onde a posição social (status) de alguém depende do seu nascimento, e não das riquezas acumuladas.
4- Igreja Católica: a igreja geralmente estava alinhada aos interesses do rei.
O antigo regime, então, era composto por instituições e modelos sócio-econômicos que iam contra os interesses da burguesia. Por este motivo, deveria ser substituído.
1. Filósofos Iluministas: John Locke
Locke foi um filósofo inglês.
Criou a obra “ Dois Tratados sobre o Governo ”, na qual descreve a condição do governo civil, assim como a justificativa para a sua existência e os requisitos necessários à sua viabilização.
É considerado o pai do liberalismo moderno, filosofia política que defende a propriedade privada, a igualdade de todos perante a lei, a limitação do poder do governante e o livre mercado. (O GOVERNO NASCE DE UM PACTO COM A SOCIEDADE)
As idéias republicanas, constitucionais e o direito ao voto surgiram a partir das idéias liberais.
2. Filósofos Iluministas: Montesquieu
Montesquieu foi um filósofo francês.
Criou a obra “Do Espírito das Leis”, na qual defendeu a separação dos três poderes do estado, ou seja, o Executivo, Legislativo e Judiciário.
A idéia da separação dos três poderes tinha