RESUMO DOS CAPITULOS 1 & 2 DO LIVRO, COMO ANALISAR NARRATIVAS, DE CÂNDIDO VILARES GANCHO.
O recado que o texto traz de inicio, é para nos, jovens professores, que necessitamos de orientações práticas para lidar com o cotidiano da sala de aula. Porem o objetivo maior é a pratica e não o aprofundamento teórico das questões que referem a prosa narrativa. Analisar um texto e compreendê-lo supõe não só a familiaridade com a leitura como também uma metodologia, ainda que informal. Este livro propõe uma abordagem sistematizada que auxilie a leitura sem que se perca a visão subjetiva, tão importante na análise literária.
HISTORIAS
Todos nos contamos historias, qualquer um pode contar-escrever ou ouvir - ler toda espécie narrativa. Tendo esta cinco elementos narrativos: enredo, personagens, tempo, espaço, narrador. Narrar é uma manifestação que acompanha o homem desde sua origem. Existe várias forma de narração, porem vamos deter aqui as narrativas literárias e em prosa.
GÊNERO NARRATIVO
Segundo a definição clássica de Aristóteles, os gêneros literários podem ser identificados segundo a forma e o conteúdo. Enquanto a forma, os gêneros são verso e prosa. Segundo o poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz, a poesia se caracteriza pela musicalidade da linguagem e a prosa, pelo em encadeamento lógico.
Quanto ao conteúdo, os gêneros se dividem em épico: é o gênero narrativo ou de ficção que se estrutura sobre uma historia; lírico: é o gênero ao qual pertence a poesia lírica, no mas das vezes centrada na expressão do “eu poético”; dramático: é o gênero teatral, isto é, aquele que engloba o texto de teatro, uma vez que o espetáculo em si foge à alçada da literatura. Este gênero se subdivide em três categorias: tragédia, comédia, drama.
TIPOS DE NARRATIVA
Romance: é uma narrativa longa, que habitualmente envolve um numero considerável de personagens, maior numero de conflitos, tempo e