Resumo dos 4 c's do marketing
No estudo dos “4 c’s”, o termo cliente significa o consumidor, aquele que a empresa considera peça capital de sucesso. O cliente possui suas necessidades, desejos e a empresa precisa identificar como satisfazê-los.
Ao se falar de custo, tem-se em mente o custo para o cliente, ou seja, todos os custos que o cliente paga para desfrutar de um produto ou serviço. Há o custo monetário, o mais simples de contabilizar. Há também o custo temporal, isto é, o tempo gasto ao ir ao local de compra, ao ficar em uma fila para pagamento, etc. Outro custo é a energia física, chamado de custos comportamentais, que se gasta ao adquirir algum produto. Por ultimo há o gasto psicológicos, a tensão mental, a análise de benefícios e riscos que o cliente usou em todo o processo de compra.
O termo conveniência é uma resposta a o “p” de praça, ou seja, o que se é vendido não precisa está apenas disponível, a oferta precisa ser conveniente ao cliente. Não se falando apenas de localização ou disponibilização do que é vendido, mas do produto ou serviço.
Finalmente, a comunicação, esta não está limitada a simples propaganda, a divulgação de um produto ou serviço por simples apresentação ao mercado. Seu significado é mais completo, é a interatividade que o consumidor quer ter com os produtores e prestadores de serviço. Ele precisa sentir que tem atenção e que suas