Resumo documentário – “República Guarani” Sylvio Back - 1978
Sylvio Back - 1978
Sinopse:
Dirigido e produzido por Sylvio Back em 1978, com 60 minutos e roteiros e pesquisa assinados por Deonísio da Silva, o documentário foi relançado com 100 minutos em 1982 e ganhou vários prêmios. O filme traz um registro da cultura e da história dos guaranis e do que fizeram com eles.
Sua montagem meticulosa resultou numa versão sutilmente agressiva e hostil aos jesuítas. Por exemplo, Back esclarece que a figura e a função do cacique entre os guaranis foram impostos pelos padres que afastaram a liderança dos pajés – guias espirituais e curandeiros das tribos.
Resumo:
O documentário começa com uma colocação sobre a mentalidade na relação que os não-índios tem com os índios da colônia até hoje. No período colonial como nos dias de hoje a principal intenção dos colonizadores era a de integrar o índio a “civilização” converter-los ao cristianismo. A única diferença em relação ao período colonial é que os índios era a principal força de trabalho de trabalho na colônia. Hoje depois de massacrados e diminuídos a poucos, o projeto de integra-los a sociedade branca continua o mesmo.
Os primeiros espanhóis que chegam a Assunção, no Paraguai, são tratados pelos Guaranis como aliados contra outros grupos indígenas. E desta relação cordial, os colonizadores logo percebendo e aproveitando dessa abertura ao casar-se com as índias estabelece segundo a cultura Guarani uma relação de união familiar coletiva, o espanhol agora faz parte do grupo. E pelo ponto de vista do colonizador, cristão, vindo de uma formação familiar patriarcal, onde a própria mulher europeia já tem uma posição de inferioridade social e submissão.
Juntamente chegaram os Jesuítas que em 150 anos, coloca o documentário, deixaram poucas informações sobre os costumes dos índios, costumes esses considerados diabólicos e deveriam ser esquecidos. Eles acreditavam ingenuamente que o batismo e a conversão do índio ao cristianismo sua