Resumo doa 10 principios da economia
Economia de livre mercado – são agentes econômicos privados que tem muito pouca intervenção do governo, regulamentada pelo CADE, sendo também aonde ninguém pode ser obrigado a trabalhar para terceiros.
Trade-off - Situação em que é preciso haver renuncia de uma coisa para se escolher outra – Visa a resolução de um problema deixando outro.
Princípio 1 – As pessoas enfrentam trade-offs
Este texto pode-se resumir dizendo que para fazer algo que gostamos ou queremos precisamos abrir mão de algo que também gostamos ou queremos. Como foi citado o exemplo do estudante de direito e psicologia tratando de exemplos pessoais, lembro que o Estado também esta em situações de trade-offs, como o imposto de renda. Ao citar um exemplo do dia-a-dia posso exemplificar um faculdade: ela pode oferecer mais bolsas de estudo, mas para isso terá que aumentar a mensalidade dos alunos não bolsistas – Pois é como foi dito no texto: quanto mais se tenta cortar o bolo em fatias iguais, mais ele diminui de tamanho.
Princípio 2 – O custo de alguma coisa é aquilo de que você desiste para obtê-la
Este item, decorrente dos trade-offs nos diz que não só o custo que teremos para obter uma determinada coisa levaremos em consideração, mas também o custo do que foi aberto mão de se obter – Como foi explicado, as vezes o custo de estudar não compensa o benefício que trará se dedicar, pois além do custo para a realização dos estudos, há o custo do emprego que você deixou de se dedicar durante aquele período, ou a oportunidade morar sozinho e ser independente na vida que foi deixada de lado por não poder custear a faculdade sozinho.
Princípio 3 – As pessoas racionais pensam na margem
Ao ser analisado este princípio, posso dizer que as pessoas antes de tomarem qualquer decisão pensam no extremos situação (o que é a margem) e tentam obter resultados satisfatórios moldando esta margem – Por exemplo, uma motorista de uma van escolar com 15 lugares,