Resumo do texto "A Visão de Mundo"
A VISÃO DE MUNDO
06.08.14
O texto “A visão de mundo” são abordados temas relacionados à forma como nosso mundo é regido. O raciocínio indutivo parte do particular para o geral como as verdades universais, já o dedutivo parte do geral para o particular através da experiência. O ser humano não já nasce com as ideias, ele são construídas a partir das nossas experiências, segundo os empiristas como Locke. Apesar de as ciências humanas serem bem diferentes das ciências da natureza, existe uma zona de intersecção entre as duas, um território que não pertence a ninguém, onde as duas se tocam e fazem empréstimos epistemológicos entre si. Porém apesar dessa intersecção, elas têm suas diferenças, como por exemplo, as ciências humanas são baseadas na história que foi feita pelos homens, e a natureza não foi o homem quem fez.
As opções ideológicas e a visão de mundo interferem na prática de qualquer profissão, incluindo as da área de saúde. Estar alienado, se perder nos conceitos impostos pela sociedade, nos quais você passa a acreditar, e toma como parte de si mesmo, muitas vezes sem ao menos entender o porquê, ou jamais se questionar a respeito. Marx acreditava que se pode compreender o homem através de suas crenças e linguagem, mas que o que realmente o define são suas ações, que não se pode separar a teoria da prática quando se tratando deste assunto.
Para Marx, a sociedade é dividida em infraestrutura (base econômica composta pelo homem e as relações dele entre si e com a natureza) e superestrutura (que é o estado). O conjunto de seres sociais determina a consciência social, mas que existe uma relação de troca entre o ser social e a consciência social, uma vez que a consciência social exerce influência sobre o ser social ao mesmo tempo em que o ser social forma a consciência social, o que Marx define como uma “ação recíproca constante”.
Para Marx, existem as necessidades naturais, as quais conferem ao homem se alimentar, se vestir, local para morar de