Resumo do texto - Processos civilizatórios
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEBDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS II – ALAGOINHAS
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GLAUBERTER NADSON GONÇALVES SILVA
RESUMO DO TEXTO:
PROCESSOS CIVILIZADORES E CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS SOCIAIS
Alagoinhas-BA
2012
GLAUBERTER NADSON GONÇALVES SILVA
RESUMO DO TEXTO:
PROCESSOS CIVILIZADORES E CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS SOCIAIS
Resumo solicitado pela professora Stella Rodrigues da UNEB – Universidade do Estado da Bahia – Campus II, regente da disciplina de Estudos Sócio-Filosóficos, como requisito avaliativo.
Alagoinhas
2012
HONORATO, Tony. Processos civilizadores e constituição de grupos sociais. In: IX Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2005, Ponta Grossa / PR / Brasil. Anais do IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2005.
O texto aborda a discussão e a relação entre o surgimento de grupos sociais e os processos civilizatórios. Essas relações podem ser compreendida ao analisar ambas como processos interdependentes, não planejados a logo prazo e detentores de indicadores de mudança, tais como: comportamento, habitus, poder e controle das emoções.
Para compreender a relação entre os dois processos é observado indicativos de mudanças: poder, comportamento e habitus, que estão intrinsecamente entrelaçados às atividades psíquicas dos indivíduos em sociedade. Estes três aspectos são relativos aos indivíduos situados num grupo social, ou ainda, num grupo nacional, passando a não existir civilização sem indivíduos que configurem grupos e sociedades.
Para que esses aspectos sejam difundidos é necessário a passagem do controle social ao autocontrole, para isso o indivíduo interioriza as paixões, emoções, regulações e representações produzidas nas relações sociais e em suas atividades mentais, e depois as exterioriza através de comportamentos, habitus e relações de poder. Assim, o pensamento e a ação estão interligados