resumo do texto Ler o Mundo
Vania Bonelli e Vera Mangas relatam que tudo é leitura e decifração. Ou não, porque nem sempre deciframos os sinais à nossa frente.
Quando elas falam em decifrar ou não, elas querem dizer que o seres humanos são diferentes e cada um tem o seu jeito de interpretar seu texto, elas relatam que tudo que nos rodea é um texto, só precisamos interpretar adequadamente. quando elas citam que os jornais estão repetindo a propósitos das recentes eleições é que precisamos entender o que estamos querendo com esses votos. Quando citam sobre a paixão de ler se refere a uma história de paixão contada por pessoas apaixonadas ou decepcionadas com algo que aconteceu no decorrer da vida.
As vezes é tão dificil conseguir ler que as pessoas não conseguem lê a si mesmo, como diz Vânia e Vera o nosso corpo é um texto e por várias vezes a nossa falta de letramento nos faz pedi ajuda aos médicos que conseguem ler melhor o nosso própro corpo.
Nas paisagens conseguimos fazer uma leitura mas florida e encantadora, ja que em tudo vemos um texto e fazemos uma leitura. Enxergar uma paisagem e fazer a leitura desse belo texto é a mesma coisa que lermos um belo livro de romance onde o final sempre é feliz.
Elas também falam que algo quando é narrado só conseguimos compreender de fato a narração quando entendemos de verdade a narrativa. " Ler é um jogo, uma conquista de significados entre o texto e o leitor".
Segundo elas as vezes a vida nos lê, não conseguimos acompanhar o desenvolvimento que a vida nos oferece justamente pelo nosso analfabetismo.
É preciso ler, interpretar e fazer algo com a nossa interpretação, pois só assim conseguiremos fazer uma narração da nossa vida, mas nunca podemos esquecer textos bons e textos ruins, por isso não leia os textos da vida somente como um lvro ruim, mas interprete-o de maneira que possa ser construtiva. E nunca podemos esquecer que só escreve bem quem ao escrever sobre si lê o mundo.