Resumo do texto de harvey sobre a acumulação fordista
Disciplina: Geografia Econômica.
Com base no texto de Harvey (1994), quais as principais características do Regime de Acumulação Fordista?
O fordismo surge em 1914 como maneira de organização de trabalho, quando Henry Ford estabelece a jornada de 8 horas a cinco dólares de recompensa para o trabalho em linha de montagem. Essa forma de organização desenvolve-se e consolida-se nos países capitalistas ocidentais em meados da década de 70. Apresentando momentos de diferenciação em seu desenvolvimento, pode-se dizer que atinge a maturidade no período imediato ao pós-guerra, durando até 1973.
O fordismo em sua característica apresenta uma separação entre gerência, concepção, controle e execução ante um novo tipo de reprodução da força de trabalho, no qual reconhece de que produção em massa significava consumo em massa. Essa forma produtiva, presente no tecido social, foi um modo específico de viver, pensar se ajustando à nova forma de trabalho e ao novo processo produtivo.
Estruturou-se então o novo sistema de reprodução da força do trabalho, um novo sistema de controle, um novo tipo de sociedade democrática, racionalista e capitalista. O consumo em massa, necessário aos padrões de acumulação fordista “subsumiu o tempo e o lazer” do trabalhador a certo tipo de controle necessário às expectativas e à racionalidade da produção.
Nesse período, o capitalismo atingiu altas taxas de expansão mundial. Um momento histórico de ondas largas, expansivas do capitalismo.
Entretanto, segundo Harvey nem todos eram atingidos pelos benefícios do fordismo, havendo na verdade sinais abundantes de insatisfação mesmo no apogeu do sistema.
O fordismo apresenta características bem peculiares como a regulação dos mercados de trabalho no qual o Estado deveria intervir de forma direta ou indiretamente exemplo disso é sobre os acordos salariais e os direitos dos trabalhadores na produção, existia uma classificação para os trabalhadores entre aqueles que