Política social no capitalismo contemporâneo
Maria Vitória da Silva Lima
POLÍTICA SOCIAL NO CAPITALIMO CONTEMPORÂNEO
João Pessoa 2012
MARIA VITÓRIA DA SILVA LIMA
POLÍTICA SOCIAL NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
Artigo apresentado à Prof. Ana Paula Rocha da disciplina de Política Social 1 do curso de Serviço Social para obtenção de nota.
João Pessoa
2012
POLÍTICA SOCIAL NO CAPITALIMO CONTEMPORÂNEO
Maria Vitória da Silva Lima
Universidade Federal da Paraíba
Departamento de Serviço Social- Política Social 1
RESUMO
Neste texto procura-se fundamentar a dificuldade extrema de compatibilizar política social com o atual capitalismo, mostrando a tensa relação existente entre o atendimento das necessidades dos trabalhadores e do capital e o retrocesso dos direitos e subtração de benefícios políticos conquistados.
Palavras-chave: Política; Social; Capitalismo; Contemporâneo.
1 INTRODUÇÃO
A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicatos. Debater a política social no âmbito da sociedade capitalista contemporânea é buscar seu caráter de classe
social, ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes. Neste estudo, pretende-se fundamentar a política social no contexto do capitalismo contemporâneo.
2 A POLÍTICA SOCIAL
A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização