Resumo do texto contra os que tem resposta para tudo.
Uma das lições que a era hitlerista nos ensinou é a de como é estúpido ser inteligente. Os inteligentes disseram que o fascismo era impossível no Ocidente, os inteligentes sempre facilitaram as coisas para os bárbaros , porque são tão estúpidos .São os juízos bem informados e perspicazes , os prognósticos baseados na estatística e na experiência ,as declarações começando com as palavras: “ Afinal de contas, disso eu entendo”, são as declarações conclusivas e sólidas que são falsos.
Hitler era contra o espírito e anti-humano . Mas há um espiríto que é também anti-humano: sua marca é a superioridade bem informada.
A transformação da inteligência em estupidez é um aspecto tendencial da evolução histórica. Chamavam as exigências de Hitler de irracional , significa que é preciso respeitar as equivalência entre dar e tomar. Essa concepção da razão foi elaborada com base na troca. Os fins só devem ser alcançados através de uma mediação , por assim dizer, através do mercado , graças á pequena vantagem que o poder consegue tirar observando a regra do jogo :concessões em troca de concessões. A inteligência é superada tão logo o poder deixa de obedecer á regra do jogo e passa á apropriação imediata. O meio da inteligência tradicional burguesa ,a discussão , se defaz.
Não é fácil falar com um fascista. Quando o outro toma a palavra, ele reage interrompendo-o com insolência. Ele é inacessível á razão porque só a enxerga na capitulação do outro.
A contradição que consiste na estupidez da inteligência é um contradição necessária. O fato então de que, de repente, os inteligentes são os estúpidos prova para a razão que ela é a irrazão.
Na competição dos Estados, os fascistas não só são igualmente capazes de cometer erros, mas também , com suas qualidades como miopia intelectual , obstinação, desconhecimento das forças econômicas com a incapacidade de ver o negativo e leva-lo em conta na avaliação da situação em seu conjunto, contribuem