Resumo Do Texto 3
Professor: Alfredo Moura
Acadêmica: Thainá de Azevêdo Silveira
Resumo do texto 3.
Cientistas, psicólogos, educadores vem há muito tempo tentando explicar como ocorre o aprendizado das ciências, construindo diferentes teorias que, uma vez aceitas e adotadas, podem facilitar o trabalho do professor na sala de aula.
O professor planeja suas atividades de formas a obter o controle de aprendizado dos alunos, modificando, eliminando ou introduzindo comportamentos. A bibliografia educacional inclui abundante análise sobre os tipos de objetivos e as diferentes maneiras adotadas para formulação, o que equivaleria, nas ciências biológicas, a uma discussão sobre taxionomia. O sistema de classificação por eles elaborado divide os objetivos educacionais em três grandes categorias:
Cognitivos ou intelectuais
Afetivos ou emocionais
Psicomotores ou habilidades.
Na dimensão do processo cognitivo os objetivos são expressos em verbos numa escala ascendente de complexidade. Mas a ordem sofreu uma modificação passando a ser: lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar. Na dimensão do conhecimento as categorias são: fatos, conceitos procedimentos e meta cognitivos. Todos os sistemas de classificação apresentam sérias limitações.
É necessário que os professores reflitam sobre o que realmente pretendem com suas aulas e que comuniquem o resultado dessas reflexões aos outros elementos envolvidos.
Defendendo as ideias de que o estudante é um solucionador de problemas e aprende pela descoberta. Foi um dos que valorizaram o desenvolvimento de habilidades intelectuais, colocando o aluno face às chamadas “situações discrepantes”, que provariam necessidade de solução. Sua teoria enfatiza o papel da curiosidade e possibilidade de aceitar várias formas de resolver as questões propostas.
O projeto de Brunner (Man, a Curse of Study – MACOS), enfatiza processos para os alunos desenvolverem capacidade de usar métodos de pesquisa e