Resumo Do Plt 413
CAP. 1 – Panorama Mundial
As mudanças climáticas estão sendo vistas em todas as partes do mundo. As rotas de migração de animais estão sendo alteradas, o nível dos oceanos está aumentando e as populações estão enfrentando secas e chuvas intensas ou sendo vitimas de desastres ambientais.
O efeito estufa que consiste na retenção de parte do calor irradiado do sol por gases na atmosfera é essencial para que a temperatura da terra possa se manter numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Porém, a ação do homem na busca de novas tecnologias e competitividade de mercado está provocando um aumento na temperatura terrestre de forma incontrolável. Se persistir essa situação, muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais podem ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. Tufões, furacões e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade (em algumas regiões do mundo isto já está acontecendo), e estas mudanças climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevação da temperatura nos mares pode ocasionar o desvio de curso das correntes marinhas, resultando na extinção de vários animais marinhos, diminuindo a quantidade de peixes nos mares.
O Protocolo de Quioto, feito em 1997, não vem sendo cumprido no ritmo desejável e suficiente para ecoar mudanças significativas nesse campo. Para que suas metas sejam efetivadas é preciso passar pelo crivo das forças e poderes locais, quer em termos políticos e econômicos quanto sociais.
É fundamental que os governos atuem no sentido de vincular a eficiência energética e o controle dos riscos climáticos ao desenvolvimento sustentável, por meio da educação, assistência à saúde, oferta de emprego e informação. O protocolo já foi ratificado por 175 países, mas não