Resumo do monge e o executivo
Um dos principais personagens é John Daily, um líder que tem enfrentado problemas em sua vida pessoal e executiva. Ele não consegue mudar o jeito de liderar pessoas e não observa que isso esta fazendo com que sua liderança não seja bem sucedida, pois na empresa em que trabalha os empregados fazem manifestações constantemente. Em sua vida pessoal, o casamento esta no fim, os filhos não respeitam mais, estão todos cada vez mais distantes. John decide fazer esse retiro, que por fim mudara sua vida completamente.
Durante uma semana algumas aulas, debates e celebrações seriam ministrados. O debate inicial foi sobre a diferença entre poder e autoridade, e o conceito de liderança. Na continuidade discutiram sobre o velho e o novo paradigma, como não ter o cliente como inimigo, mas como aliado. Foi debatida a questão dos modelos de liderança dos quais Simeão acredita que a autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles, e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar na visão de um líder, deve ser traduzido pelo comportamento e pela escolha, na união do falar e do fazer, deixando de lado o sentimento.
A bondade, paciência, respeito e o amor Ágape (incondicional) são as principais características citadas. Liderança significa o que você faz e não o que se sente, podemos odiar uma pessoa mais podemos agir com amor, respeitando os limites e exercitando a paciência. Sobre o ambiente foi ressaltada a importância do bom cultivo para uma boa colheita, o jardim foi citado no sentido de nossas escolhas boas ou ruins, e que no âmbito profissional o ambiente de trabalho tem que ser saudável para