resumo do livro
O Livro conta a história de John um homem bem sucedido e que começa a ter alguns conflitos na empresa e na sua vida pessoal devido a tanto trabalho. Não tinha tempo pra nada e só se dedicava a isso. Sua esposa Raquel com quem era casado a 19 anos, notou sua diferença e propos que ele ficasse uns dias em um retiro.
A principio achou uma bobagem, mas depois acabou aceitando. Sua esposa levou até lá. Se hospedou e com o passar dos dias teve contato com outras pessoas que tambem assumiam o cargo de liderança. Ouviu falar de Len Hoffman e ficou todo interessado em conhece-lo, porque essa homem havia sido um grande executivo e que agora era um dos frades e que todos chamavam de Irmão Simeão. John conheceu e perguntou se podia falar com ele todos os dias, estava muito curioso. E conversavam todos os dias.
O tempo foi passando e com as palestras aprenderam muito as definições de liderança que é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando, atingir os objetivos identificados para o bem comum. Também aprenderam a diferença entre poder e autoridade, onde poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, mesmo que a pessoa não quisesse fazer e autoridade que é a habilidade de levar as pessoas a fazer de boa vontade o que voce quer. Assim ia sendo percebido o perfil das pessoas ali presentes. Seguindo as palestras , falaram de comportamento e que muitas pessoas estão ligadas a bens materiais do que as coisa mais simples da vida. A importancia entre a necessidade e a vontade e mostra a estrutura organizacional em estilo piramidal. O vértice para baixo, ou seja, faça o que eu digo. Os empregados são mais prócimo do cliente. Nessa organização todos olham para o chefe. Já no novo paradigma o papel do lider não é impor regras e sim servir.
Simeão traçou a piramide com os caminhos da liderança: liderança, autoridade, serviço e sacrificio, amor e vontade.