APO- PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
- Administração de Estoques
- Politicas
TIPOS DE ESTOQUE Há muitos tipos ou até mesmo nomes de estoques, que podem ou não ser colocados em um ou vários tipos de almoxarifados. Geralmente, as empresas têm em sua organização cinco almoxarifados básicos, que são:
Almoxarifado de matérias-primas;
Almoxarifado de materiais auxiliares;
Almoxarifado de manutenção;
Almoxarifado intermediário;
Almoxarifado de acabados.
Almoxarifado de matérias-primas: Por matéria-prima sabe-se que em geral é o material básico que irá receber um processo de transformação dentro da fábrica, para após entrar no estoque de acabados. Pode ser uma chapa, um laminado de aço, uma madeira, uma resina etc. Diretamente, são todos os materiais que se agregam ao produto, que faça parte integrante de seu estado. Também podem ser itens comprados prontos ou processados por outras unidades ou empresas.
Almoxarifado de materiais auxiliares: Fazem parte dos agregados que participam do processo de transformação de matéria-prima dentro da fábrica, como: lixas, bedames, rebolo, ferramentas etc. É aquele material que ajuda e participa na execução e transformação do produto, mas não se agrega a ele, porém é indispensável no processo de fabricação.
Almoxarifado de manutenção: Esse tipo de estoque é onde ficam as peças que servem de auxílio à manutenção dos equipamentos e edifícios, como os rolamentos, peças, parafusos etc. Normalmente, se encontram também os materiais de escritório, usados na empresa (papel, caneta, tinta de impressora etc.).
Almoxarifado intermediário: Conhecido também como peças em processos (WIP – Work In Process), estes estoques podem ou não serem restritos, ou seja, possuir espaços delimitados e controlados; por esse motivo, têm um fator muito influente no custo do produto. Fazem parte desses almoxarifados as peças que estão em processo de fabricação, ou em subconjuntos, que são armazenados para compor o seu produto final. A grandiosidade