resumo do livro
Capitulo 03
Texto: A Ambulante
O texto fala sobre Joana que é autônoma que não contribui com INSS, tendo assim um trabalho informal, colocando seus filhos menores para ajudar no serviço o que configura um trabalho proibido.
Capitulo 12
Texto: O vendedor que também era bombeiro
O texto fala de um senhor chamado Santos de 59 anos, representante comercial que já tem 30 anos com experiência em autônomo no qual também já trabalhou como bombeiro, gerente de casa lotérica e taxista.
Onde hoje se encontra como um trabalhado avulso prestando serviço eventualmente em uma empresa como representante comercial, sendo que nesse tempo nunca chegou a tirar férias.
Por contribuir a 35 anos com o FGTS, tem direito a aposentadoria.
Capítulo 02
Texto: O gritador
O texto fala sobre Joaquim que começou a trabalha de forma incapaz aos 12 anos ajudando o seu pai como pintor de parede, já foi empregado de uma livraria e há um ano trabalha em uma empresa de forma proibida pois trabalha todos os dias, passa de uma carga horária recomendada pela CLT, não chega a receber um salário digno e não Possi carteira assinada.
Capítulo 10
Texto: A pesquisadora
O texto fala sobre Olívia uma mulher de 60 anos mas que trazia no rosto ainda um sorriso jovem, que entre a gravidez dos seus 3 filhos formou-se em química no ano de 1970. Começou a lecionar Matemática e Química para o ensino médio, o que caracteriza relação de emprego. Aliado a isto ela na falta de tempo se ocupava fazendo artesanato de cintos a mesas de cabeceira que caracteriza um trabalho autônomo. Após desistir do marido, foi para São Paulo em 1980, onde conseguiu um trabalho temporário como pesquisadora de campo o que pode-se dizer que havia uma relação de trabalho eventual.
São 27 anos dedicados a essa profissão de pesquisadora, mas Olívia não contribuía com INSS pois julga não te nenhuma segurança ou garantia. Por isso não tem direito a aposentadoria.
Faculdade Batista Brasileira