Resumo do livro o que é ideologia?
Por Edileide Sirino
Graduanda da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
O que é ideologia?
A autora Marilena Chauí inicia o livro “o que é ideologia” abordando a definição do que é ideologia e nos apresenta também alguns caminhos pelos quais a ideologia burguesa passou até chegar a seu estágio atual e explica que, para ela, ideologia é um conjunto sistemático e encadeado de ideias de forma que essa ideologia representa um ideário histórico, social e político que oculta a realidade e que esse oculta mento aponta uma forma de assegurar e manter a exploração econômica, a desigualdade social e a dominação política.
Marilena introduz seus conceitos remontando ao pensamento filosófico da Grécia Antiga sobre o que ocasiona o movimento do ser. Em seguida, faz uma analogia à teoria das quatro causas de Aristóteles, afirmando que são mais importantes as causas de permanência e menos importantes as causas de mudança ou movimento. Ela afirma também que a teoria da causalidade no mundo moderno, reforçada pelos pensamentos de Galileu, Bacon e Descartes, foi reduzida a apenas duas causas: a eficiente e a final.
As quatro causas explicam a permanência e o movimento ou mudança, um aspecto fundamental da teoria da causalidade que consiste no fato de que as quatro causas não possuem o mesmo valor. A teoria das quatro causas faz distinção entre dois tipos de atividades: a atividade técnica – poiésis e a atividade ética e política – práxis.
De acordo com Chauí, a física moderna trouxe-nos a possibilidade de explicar o corpo humano pela anatômica e fisiologicamente. Com o objetivo de representar uma máquina natural e impessoal que obedece à causalidade eficiente surgiu o homem como um ser peculiar que será valorizado pela ética protestante tornando-se um indivíduo moderno. Além do homem burguês descobre-se outro; o trabalhador livre.
O homem mescla-se em dois