Trabalhos
Distingue acto de acontecimento.
Actos são coisas que fazemos que implicam uma causalidade ou iniciativa da nossa parte, indicando sempre um sujeito que é o agente ou o autor da acção.
Acontecimentos são coisas que nos acontecem e, portanto, somos apenas receptores dos efeitos que não iniciamos. Indica um sujeito que sofre uma acção e que não é o autor da mesma.
Define acção humana.
É uma interferência intencional, consciente e voluntária de um agente no decurso normal das coisas que, sem a sua interferência, teriam seguido um caminho diferente.
Identifica e distingue actos voluntários de actos involuntários.
Actos voluntários são acções que fazemos de forma consciente, ou seja, com plena noção de que os estamos a realizar, como por exemplo ir à praia, estudar, acenar,…
Actos involuntários são os movimentos que realizamos independentemente da nossa vontade. Este tipo de acto pode ser dividido em:
. Acto Involuntário e Consciente, quando não temos controlo sobre o que fazemos mas temos noção de que o estamos a fazer, por exemplo respirar, tremer de frio, transpirar, corar,…
. Acto Involuntário e Inconsciente, quando não temos controle sobre o que fazemos nem temos ideia de que o estamos a fazer, como por exemplo sonhar ou ressonar.
Faz a distinção entre fazer e agir, entre conduta e acção.
Enquanto que o fazer inclui todas as actividades que realizamos, o agir inclui apenas as acções verdadeiramente humanas. Assim, o que fazemos só é considerado acção se for feito de forma consciente e voluntária.
Por outro lado, tudo o que fazemos é a nossa conduta, enquanto que a acção humana é apenas uma parcela do que fazemos, que inclui o que realizamos de forma consciente e voluntária e de forma consciente e involuntária.
Clarifica a noção de rede conceptual.
Rede Conceptual – É o conjunto de conceitos, onde cada conceito possui um significado específico que apenas pode ser compreendido na relação com os restantes