Resumo do Livro O homem tecnológico Victor Ferkiss
PEDRO H. BEGHELLI
RESUMO DE TEXTOS
TÍTULO DA OBRA E ANO
O Homem Tecnológico: Mito e Realidade - 1972 Resumo 003
A industrialização aumentou a capacidade de ação do homem, permitiu a superaração de inúmeros limites, mudou a relação do homem com a natureza e com os próprios humanos, possibilitou feitos extraordinários e deu um poder de ação e independência sem precedentes ao Homo sapiens. O objetivo de Ferkiss no livro é descobrir o quanto a tecnologia mudou o homem e se esta já causou alterações na sua essência.
No capítulo um do livro “O Homem Tecnológico Mito e Realidade” o autor começa sua abordagem sobre a tecnologia tratando do momento histórico em que a humanidade atingira, segundo o autor, a sua maioridade: A chegada do homem a lua.
Para Ferkiss, o fato de o homem ter saído do planeta Terra e chegado ao espaço sinaliza que a espécie humana alcançou um nível desenvolvimento tecnológico altíssimo. Contudo, para que a conquista deste novo ambiente fosse possível, uma série de conjunturas sociais, econômicas, políticas e tecnológicas precisaram existir e se complementarem. O resultado de inúmeros conhecimentos intercambiados, durante anos, entre esses aspectos da vida humana e a necessidade de ser menos dependente do futuro incerto se materializou na figura do astronauta. Segundo o livro são “a resultante de um longo processo de desenvolvimento social, e não apenas os mais óbvios e os mais pitorescos representantes de uma nova raça da humanidade engajados numa nova espécie de interação com o seu meio físico” (FERKISS, victor 1976 p.9). O astronauta se torna o símbolo de uma humanidade que parece ter atingido sua maioridade e se tornando mais independente e capaz de definir, em parte, seu próprio rumo.
O papel do astronauta é semelhante a da primeira criatura que habitava o mar há milhões de anos e que em um dado momento deixara o ambiente aquático para se aventurar na superfície terrestre. Este acontecimento biológico