resumo do livro o gaucho
● José de Alencar exalta muito os Pampas e as regiões do Sul.
● Manuel cavalga com Morzelo e avista um rancho, para e conversa com Chico Baeta, dizendo que está a procura do coronel.
● Chega a vila de Jaguarão. Bento Gonçalves que é comandante da vila, prende Juan Lavalleja (herói da independência de Montevidéu) e os soldados que foram derrotados pelas forças legais e obrigado a passar a fronteira. O gaúcho chega à pousada, guarda os animais ao porteiro, senta no alpendre e pede uma cuia de mate (chimarrão). No alpendre estavam todas as pessoas conversando sobre o acontecimento do dia. Catita aparece no alpendre perguntando da briga. Os homens admiravam sua beleza e a elogiavam. Félix fala que ela há de ser sua noiva. Lucas Fernandes pergunta à filha quem ela escolhe, e ela diz que não escolhe nenhum. Ela escolhe Miguel Canho, que estava sentado no parapeito do alpendre e Catita diz a ele que quer ele para ser seu noivo, e ele responde com um olhar interrogador, que só quando Catita for viúva ele será seu noivo. Catita sai dali triste.
● Manuel vai conversar com seu padrinho Bento, e conta sobre sua vingança e que quer encontrar o homem que matara seu pai.
● O gaúcho está na província de Entre-Rios, D. Romero traz um égua consigo e diz que ninguém será capaz de montar nela. Mas Manuel o subestima, dizendo que consegue. Romero daria a égua de graça para quem conseguisse montar nela. Canho domestica a égua com os truques aprendidos com seu pai, e consegue ficar com ela.
● O gaúcho e a égua Morena estavam cavalgando, quando Morena solta um gemido e não consegue mais correr, cai de joelhos metendo o focinho na fenda da caverna. O filhote havia nascido. A égua e o poldrinho saíram abraçadas, cruzando o pescoço e acariciando. Depois de 8 dias, o filhote escorrega e cai na gruta. A mãe faz esforços para tirar o filhote dali. Na ausência da mãe, o poldrinho consegue chegar ate a fenda e introduzir o focinho, onde foi amamentado assim por alguns