Comunicação Não Verbal
A comunicação não verbal ou comunicação de conduta refere-se a maneiras de expressão que não utilizam palavras ou que não recorrem a linguagem escrita, e engloba o aprendizado dentro de uma cultura, gestos, trejeitos faciais, posturas corporais e distâncias físicas que são inconscientes. Este tipo de comunicação é marcada por algumas vezes um indivíduo guardar uma boa ou má impressão de alguém que possa ter conhecido.
O blog “caderno de Sociologia” Faz uma definição básica deste tema, afirmando que “A comunicação não verbal, por vezes chamada linguagem corporal, é o envio de mensagens através da expressões faciais, gestos, movimentos corporais e até tons de voz”. Além disso esclarece que “alguns caso esses sinais não verbais complementam e reforçam o que é dito pelas palavras: por exemplo, quando dizemos ‘não’ e simultaneamente abanamos a cabeça. Noutros casos os sinais não verbais contrariam o que é dito pelas palavras: por exemplo, quando uma pessoa diz a outra ‘amo-te’ mas não a consegue fitar os olhos e desvia repetidamente o olhar. Um dos aspectos mais relevantes da comunicação não verbal é a expressão de emoções através de expressões faciais”.
Longe de propor uma discussão filosófica, vale ressaltar que não se trata da comunicação inconsciente, que pode ser verbal ou não-verbal. O termo Comunicação não verbal ou Comunicação de conduta é conceituado no contexto consciente do corpo, quando o indivíduo está em condições lúcidas e organicamente saudável de se expressar, ainda que não “raciocine” palavra por palavra e gesto a gesto do que falará no segundo seguinte e seja esse um processo orgânico, natural.
Na última década diversas pesquisas foram realizadas com o objetivo de investigar o comportamento humano não verbal e apresentaram resultados muito semelhantes, que indicavam que aproximadamente cinquenta por cento das mensagens emitidas pelas pessoas são transmitidas pelo corpo em movimento, seguidas de quarenta por cento