MIGRAÇÃO E SEUS MOVIMENTOS POPULACIONAIS
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................
2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................
3 CONCLUSÃO..................................................................................................
4 REFERNCIAS.................................................................................................
Introdução
Analisar o significado da palavra migração, assim como analisar os motivos pelo qual elas ocorreram e quais sua situação atual. Buscando questionar seu perfil, seu desenvolvimento e sua importância para economia do País.
Desenvolvimento
Perfil migratório
Segundo o Dicionário Aurélio a migração se caracteriza pelo ato de sair de um lugar para outro em seu próprio país. Por exemplo, suponhamos que um indivíduo tenha nascido no estado de Goiás e foi morar em São Paulo, esse indivíduo é apenas um migrante uma pessoa que mudou de espaço, mas continua na mesma fronteira de um país. Fatores como crescimento econômico e fatos sociais são em grande maioria o responsável pela migração.
Foi assim que aconteceu durante a história do Brasil. As grandes migrações sempre ocorreram em regiões onde há atividades produtivas, por exemplo: no ciclo econômico da cana-de-açúcar, no Nordeste no período colonial, no Sul a expansão da pecuária; no centro-oeste e em Minas com a mineração.
No entanto, desde a década de 1930 os fluxos migratórios passaram a obedecer ao ritmo de industrialização. O que colaborou para migração do campo rural para os grandes centros urbanos, que ficou conhecido como o êxodo rural. Houve uma intensificação das migrações em direção À região Sudeste do país, principalmente os oriundos da região do Nordeste.
O quadro atual das migrações no Brasil, no entanto, parece apresentar o esgotamento dessa migração em massa. Com