Resumo do livro O Caçador de Pipas
A história se passa no Afeganistão, Amir e Hassan tinham a mesma mãe sem saberem, curtiram a infância juntos, mas enquanto Amir era filho de um Homem muito rico e respeitado entre os afegãos, Hassan era filho do empregado da casa de Amir.
Hassan fazia tudo para o amigo, até defendia ele nas brigas de rua. Já Amir era covarde e se aproveitava de Hassan em alguns momentos e também sentia ciúmes, pois seu pai se orgulhava mais do comportamento de Hassan do que do seu próprio filho.
Certo dia Amir e Hassan participaram de um campeonato de pipas e venceram, e para chegar em casa Hassan foi pegar a ultima pipa cortada, em um beco encontrou Assef, um garoto de família rica que odiava os hazaras como Hassan. Hassan foi violentado por Assef, pois não quis entregar a pipa que foi buscar para Amir, e Amir assistiu toda a cena e não fez nada.
Já em casa Amir para afastar seu sentimento de culpa armou uma situação para que Hassan e seu pai fossem embora da casa, e conseguiu. Nessa época o Afeganistão já começava a enfrenta a invasão soviética, e assim Amir e seu pai fugiram para os EUA.
Já na América, Amir encontrou o amor de seu pai e de uma bela mulher, Soraya. Amir e Soraya não tiveram filhos e seu pai morreu de câncer. Porem Amir vive um bom casamento e torna-se escritor.
O passado de culpa e covardia vem à tona quando Rahin Khan, amigo do pai de Amir que defendia-lo e o incentivava a ser escritor quando era criança, pede para que ele o visite no Paquistão. Nesse encontro, Amir descobre que Hassan na verdade era seu irmão, filho do mesmo pai. Seu pai havia mentido para os dois.
Rahin ainda revela que Hassan foi morto pelos Talibãs quando ele tentava defender sua casa, porem o filho de Hassan ficou em um orfanato muito pobre na cidade. Amir foi em busca do filho de Hassan para se redimir. Chegando lá foi informado que um talibã o levou para servir de objeto sexual, para surpresa de Amir o talibã era Assef. Amir enfrenta Assef e leva uma surra,