Resumo do livro " o caçador de pipas"
Amir era filho de um homem rico e respeitado entre os afegãos e Hassan era filho de um empregado da casa de Amir e havia nascido com o lábio leporino.
Hassan era humilde e fazia tudo pelo amigo, inclusive o defendia nas brigas de rua. Amir era covarde e se aproveitava da ignorância e falta de estudos de Hassan, inventando histórias e significados de palavras, enganando-o, fazendo-o pensar que o que dizia era completamente ao contrário do que na realidade deveria ser.
Amir era ciumento e inseguro, e sentia ciúmes quando seu baba (pai) demonstrava mais orgulho do comportamento de Hassan do que das atitudes de seu próprio filho.
No inverno de 1975, Amir teve a chance de conquistar seu baba, vencendo o famoso campeonato de pipas local, e para que Amir conseguisse cortar e recuperar a pipa vencedora e chegar em casa com o troféu - a última pipa cortada -, Hassan correu atrás da pipa azul para ajudar o amigo. Enquanto corria pelos becos para chegar à frente dos outros, encontrou Assef, um garoto prepotente, de família rica, que odiava os hazaras como Hassan e perseguia Amir também, por este ser amigo de um hazara.
Assef, na frente da sua tribo de amigos que o protegiam, violentou Hassan, pois exigia que ele lhe entregasse a pipa, e por este não entregar a pipa azul. Também para se vingar, porque Hassan havia ameaçado com o estilingue há algum tempo, impedindo-o de chegar perto de Amir. . Amir, mesmo sabendo que esta não era a atitude correta, teve medo e assistiu a cena da violência, escondido, covardemente, sem fazer nada para ajudar seu amigo Hassan, que sempre o protegeu e ali, estava fazendo tudo para que ele vencesse a competição.
Para afastar seu sentimento de culpa, Amir armou uma situação para mandar Hassan e o pai, Ali, embora de sua casa. Simulou que Hassan roubara alguns presentes que ele