Resumo do livro A Revolução dos bichos
Na Granja Solar, nome dado pelo proprietário Sr Jones, não havia moleza para os bichos, estes trabalhavam de sol a sol, com pouquíssimo tempo de descanso, comiam mal e muitos viviam pouco, eram sacrificados e quando não, eram sugadas todas as suas forças até a morte.
Diante dessa vida de miséria, o senhor Major, um porco já bem vivido e de um grande conhecimento resolveu alertar toda a granja a essa terrível situação e lhes dizer que a vida poderia ter outro rumo, numa ultima conversa antes de sua morte , o major esclareceu detalhes que os animais não haviam pensando, passavam fome e viviam sem dignidade porque tudo que produziam lhes eram tirado. A culpa dessa terrível situação só se devia aos homens, segundo o major se estes seres não existissem, a igualdade e a dignidade reinaria entre os bichos. Com um discurso persuasivo, o major antes de sua partida incitou os bichos, liderados pelos porcos a uma revolução que resultou na expulsão de Jones da Granja.
Os bichos agora eram livres e se autogovernavam, não existia mais os mandos e desmandos de Jones, o que produzissem seria unicamente para o seu consumo, a vida enfim seria outra, igualdade e fraternidade entre os bichos.
Durante algum tempo foi assim, os bichos continuavam a trabalhar, mas agora trabalhavam com vontade, a granja até produzia bem mais, pois sabiam que daquele esforço teriam um bom resultado. A Granja dos Bichos como passou a ser chamada, ficou sobre o comando de Bola-de-Neve, um porco que seguia os preceitos do ANIMALISMO, que se resumia sobre tudo na frase “Quatro pernas bom, duas pernas ruim”. Os bichos seguiam a risca esse mandamento, principalmente aqueles que detinham de menos conhecimento e não sabiam ler.
A principio as situações que ocorriam na granja eram resolvidas democraticamente, haviam assembléias e reuniões para tomada de decisões, contudo as coisas começaram a mudar quando Napoleão assumiu de vez o poder, expulsando Bola-de-Neve da granja. Daí em