Resumo do livro a outra face deborah ellis
Língua Portuguesa Professora:
A OUTRA FACE
(Deborah Ellis)
Natália Mayer Frantz, Pântano Grande, Julho, 2012.
A OUTRA FACE
DEBORAH ELLIS
Parvana é uma menina que mora no Afeganistão. Ela tem 11 anos, Mora com o pai (que não é citado o nome), com a mãe Fatana, a irmã Nooria de 17 anos, o casula Ali e a irmã Maryam que tem uns quatro anos. Parvana tinha um irmão mais velho chamado Hossein só ele acabou morrendo em uma mina. Seu pai era professor de história, mas com a ditadura militar de seu país e o regime muito rude, caiu uma bomba dentro da sala da escola que seu pai trabalhava, com isso ele acabou perdendo a perna e eles acabaram se mudando para Cabul.
Certo dia, os soldados Talibãs entraram em sua casa e prenderam seu pai, com isso sua mãe entra em depressão, e ela acaba tendo que trabalhar para sustentar os irmãos. Porém, lá mulheres não podem trabalhar, então a Sr. Weera, que é amiga de sua mãe, começa a morar lá na casa de Parvana para ajudar, e tem a ideia de vestir Parvana de homem para sustentar a família. Com isso, sua irmã Nooria pretende se casar, e sua mãe decide levar Nooria para o matrimônio, e deixa Parvana com a Sr. Weera.
Quatro dias depois, Parvana foi trabalhar, como um dia normal, com a sua amiga Shauzia. Ela encontra uma moça chorando dentro de um prédio abandonado, ela comovida com isso, leva essa moça chamada Homa para morar com ela. Lá Homa conta toda a sua história para Parvana e Sr. Weera. Homa morava na cidade de Mazar, onde sua mãe foi levar Nooria para se casar, os talibãs chegaram lá e destruíram tudo, mataram todos, inclusive o pai, a mãe e a irmã de Homa. Parvana ficou muito preocupada com a situação. No outro dia à tarde, os soldados soltaram seu pai, muito ferido. Sabendo dos fatos acontecidos, resolve sair com Parvana à busca da família.
CITAÇÕES CRÍTICAS
“[...] As jovens eram ás vezes levadas por soldados.” (P.24).
“[...] Os soldados eram gigantes, e