Importancia dos povos indigenas
A PD, tem a função de fornecer informações sobre a demanda futura de bens e serviços de uma organização, possibilitando para que ela possa conseguir se estruturar e planejar a sua produção com antecedência, permitindo que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, momento e qualidade adequada. (WERNER; RIBEIRO, 2006). Segundo (MAKRIDAKIS etal, 1998; PELLEGRINI, FOGLIATO, 2000). Para lidar com a diversidade de aplicação, a PD pode ser elaborada utilizando diferentes modelos, sendo classificados em qualitativos, quantitativos ou utilizando uma abordagem combinada tanto quantitativa quanto qualitativa.
MODELO
SABIMA
MODELO
DAMA
MODELO DE WINTERS
MODELO DE KOLT
SUAVIZAÇÃO EXPONENCIAL SIMPLES
JULGAMENTO DE ESPECIALISTAS
COMPOSTO DE FORÇA DE VENDAS
MÉDIA MÓVEL PONDERADA
MÉDIA MÓVEL SIMPLES
MODELOS ECONOMÉTRICOS
MÉDIA MÓVEL
MODELO DE BEX JENKINS
SUAVIZAÇÃO EXPONENCIAL
ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS
ANÁLISE DE REGRESSÃO
QUALITATIVOS QUANTITATIVO
MÉTODO DELPHI
METODOS
CAUSAS
MODELOS DE PREVISÃO DE DEMANDA
Os modelos qualitativos são utilizados principalmente quando não existem dados disponíveis e utilizam, por exemplo, compostos de vendas, julgamento de especialistas e o Método Delphi. Porem os quantitativos (ou objetivos) utilizam dados históricos para prever a demanda em períodos futuros (MAKRIDAKIS etal, 1998; PELLEGRINI; FOGLIATTO, 2001, KRAJEWSKI etal, 2007).
Os modelos causais utilizam dados históricos de variantes independentes tais como campanhas promocionais, condições econômicas e ações dos concorrentes para prever a demanda. Entre os modelos causais se destacam a análise de regressão e modelos econométricos (MAKRIDAKIS etal, 1998; PELLEGRINI; FOGLIATTO, 2001, DAVIS etal, 2007; KRAJEWSKI etal, 2007).
Já a análise temporal considera que o futuro será uma reprodução do passado pressupondo que os dados históricos de