Resumo do Livro A Meta
A partir deste momento iniciou-se uma corrida contra o tempo para alcançar o objetivo central. Fez-se necessário primeiramente reconhecer o problema, esta foi uma das maiores dificuldades de Rogo, pois ele possuía maquinário de ponta, pessoal capacitado, entretanto não era capaz de expedir os pedidos dentro do tempo previsto.
No aeroporto, quando Rogo estava prestes a viajar a negócios foi submetido a um encontro, ao acaso, com um de seus professores do tempo de faculdade. Neste encontro ele foi indagado se os robôs de sua empresa realmente eram sinônimos de produtividade, logo de início ele afirmou que sim, porém à medida que Jonah ia fazendo mais perguntas surgiam também dúvidas se realmente eles eram sinônimos. Ao final da conversa Rogo chegou à conclusão que ele sequer sabia o que realmente era produtividade e como alcançar. Para direcionar seus pensamentos, Jonah deixou claro que é impossível saber o que é produtividade a menos que saiba qual é a meta. A partir deste momento toda a trama se volta para este objetivo.
Rogo chegou à conclusão que a meta era “ganhar dinheiro”. Mas o que fazer para alcança-la? Em outra conversa, Jonah salientou três regras operacionais para gerenciamento de uma empresa. Ganho- "Ganho é o índice pelo qual o sistema gera dinheiro através das vendas.” Inventário - "O inventário é todo o dinheiro que o sistema investiu na compra de coisas que ele pretende vender." Despesas Operacionais - "Despesa operacional é todo o dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar o inventário em ganho." Juntamente com sua