Resumo do livro técnicas de comunicação escrita - izidoro blinkstein
A melhor maneira de demonstrar tal eficácia é utilizando a clareza das ideias, poucas palavras, um modo de escrita simples e direto em que o leitor facilmente decodificará a mensagem. Sem redundâncias, sem exageros.
São exemplos, grandes autores mestres da iconicidade literária: Machado de Assis, Oswald de Andrade, Clarice Lispector...
O uso correto das palavras, das virgulas e da concordância são indispensáveis para o bom entendimento do leitor. O layout para um boa e nítida visualização das ideias apresentadas, por meio da utilização de parágrafos, a divisão exata dos assuntos apresentados, espaçamento e etc.
Um toque de linguagem poética emotiva também faz toda a diferença, por meio desta, se atrai a atenção do leitor. Fazendo com que a descodificação se torne mais agradável.
Surpreender o leitor e causar impacto modificam totalmente a leitura, pois foge de sua comum expectativa. O inesperado, o ruído, o incomum é o que faz a diferença entre mais um texto sobre determinado assunto e aquele pelo qual a atenção será voltada. Isso se consegue através do uso do imperativo e das figuras de linguagem, principalmente da hipérbole e ambiguidade.
Com isso podemos concluir que um bom texto é dotado de linguagem icônica, linear e poética. Através da icônica se descreve de uma maneira visual, pela capacidade do leitor imaginar minuciosamente a imagem descrita, a linear preenche essa idéia sendo o meio em que o escritor usa para tal artificio e a poética é capaz de transmitir o sentimento que se deseja pelo uso de palavras mais