Resumo do livro: triste fim de policarpo quaresma
Parte I
Capitulo I: A Lição do Violão.
Era de costume para toda a vizinhança que ás quatro e quinze da tarde, o Major Policarpo Quaresma, bate-se em casa; sem atraso há mais de trinta anos. Ele trabalhava no Arsenal de Guerra, onde era subsecretário, o Major tinha muito gosto pela leitura principalmente se está fosse sobre a sua Pátria.
As visitas não eram frequentes há casa de Quaresma, e os vizinhos estranharam quando Ricardo Coração dos Outros começou a ir lá frequentemente; mais o que ninguém sabia era que Coração dos Outros o ensinaria tocar violão.
Em uma desta visitas, que eram sempre após a chegada de Quaresma, Ismênia filha do General Albernaz, e sua mãe vieram ali pedir há Coração dos Outros, que viesse tocar em seu casamento com Cavalcânti.
Capitulo II: Reformas Radicais.
O Major tinha muito orgulho em falar das riquezas e maravilhas de sua pátria, quando ficava em casa, lia muitos livros, revistas e publicações que dissertavam o Brasil. No quintal de casa cultivava frutas, e dava maior espaço as brasileiras; quem ás cuidava era o negro Anastácio que morava as fundos da casa de Quaresma. Albernaz que o visitava com frequência conhecia bem o amor do Major, resolvendo assim organizar uma festa tipicamente do norte, para comemorar o aniversário da praça, a ideia deixou Quaresma encantado; assim os dois tomaram o bonde e foram atrás de uma antiga lavadeira, tia Maria Rita, uma negra que sabia muitas cantigas, porém ela lamentou não lembrar de nenhuma.
Encontrando Cavalcânti, ele os levou até um negro que ensino á eles o ‘’ Tangolomango’’, Quaresma depois de passar mal com a falta de ar que há máscara lhe causará; tomou gosto em estudar os Tupinambás. Um domingo, batera-lhe há porta, ao abrir desandou a chorar desesperadamente; a irmã viera depressa junto com Anastácio, as visitas eram o compadre Vicente, a filha Olga e Dona Adelaide, eles ficaram surpreso com o comportamento ‘’tupinambá’’ de