Triste Fim de Policarpo Quaresma
Afonso Henriques de Lima Barreto foi um escritor e jornalista brasileiro nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1881. Ele morreu na cidade do Rio de Janeiro em 1922 aos 41 anos de idade. Filho de pais pobres, ficou orfão de mãe quando tinha 6 anos. Estudo no Colégio Pedro II (curso secundário) e no curso de Engenharia da Escola Politécnica. Abandonou o curso para trabalhar e sustentar a família. Trabalhou como escrevente coopista na Secretaria de Guerra e para aumentar a renda, escrevia textos para jornais cariocas. Era simpático ao anarquismo e militou na imprensa socialista da época. Alcoólatra, teve vários problemas relacionados à depressão. Chegou a ser internado algumas vezes com problemas psiquiátricos.
Escreveu romances, sátiras, contos, textos jornalísticos e críticas. Abordou em suas obras as grandes injustiças sociais; Fez críticas ao regime político da República Velha. Possuía um estilo literário fora dos padrões da época. Seu estilo era despojado, coloquial e fluente. É um escritor de transição entre o Realismo e o Modernismo.
Principais obras
- Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) - Triste fim de Policarpo Quaresma (1915) - Numa e ninfa (1915) - Os bruzundangas (1923) - Clara dos Anjos (1948) - Diário Íntimo (1953) escola O Pre-modernismo não e considerado uma "escola literária" pois é um período de transição para o Modernismo.Apresenta características individuais e marcantes , no entanto há características comuns ás obras desse periodo: a quebra da linguagem parnasiana, exposição da sociedade, regionalismo, a marginalidade exposta nas personagens e associação a política, economia e fatos sociais.
PRÉ-MODERNISMO, mas não pode ser considerada literária e sim um período literário. O pré-modernismo não é um movimento literário, e sim um agrupamento cronológico de escritores que não mais se encaixavam na estética realista, mas tampouco eram modernistas. Dentre esses escritores, estava Lima Barreto(autor do livro que você