resumo do livro teoria geral do estado
ACADEMICO: JOSÉ BENEDITO ALVES FARIAS 1º Período – DIREITO – TURNO VESPERTINO
DICIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
TEMA: RESUMO DO LIVRO TEORIA GERAL DO ESTADO CONTEMPORÂNEO
Caxias, 21 de Março de 2014
Teoria Geral do Estado Contemporâneo
A Teoria Geral do Estado
A teoria Geral do Estado é a disciplina básica para a compreensão da realidade passada, presente e futura do Estado, essa disciplina está firmada em forte respaldo cientifico, com atenção não somente no aspecto teórico, mas também ao campo da realidade prática.
Podemos entender a Teoria Geral do Estado como um conjunto de princípios, análises e estudos que dão fundamento de validade à existência de uma ciência que tem por objetivo o conhecimento e o aperfeiçoamento do Estado. Primeiramente a disciplina trata de reconhecer onde existe Estado. Uma vez verificada sua existência, cabe determinar sua identidade com todas as características que lhe são peculiares, tais como forma de Estado e Governo.
É através da atuação conjunta com outras ciências que tem sido possível identificar o Estado com maior precisão, conforme seu momento temporal e sua delimitação espacial.
Com atenção voltada especificamente a área jurídica, a influencia elementar da Teoria Geral do Estado está presente em todo o setor do direito público e privado. Em relação à metodologia e recomendado manter constante observação quanto ao aproveitamento prático das informações e das experiências obtidas por meio da Teoria Geral do Estado.
De maneira bastante abrangente, podemos dizer que a Teoria Geral busca enfocar os seguintes tópicos: povo, população, comunidade, sociedade e nação; Estado e governo; poder, política e direito; constitucionalismo, Poder constituinte, supremacia constitucional e ordenamento jurídico; democracia e instituições democráticas; direitos humanos; regionalização e globalização; e questões mundiais que suscitam grande