Resumo do Livro Sicko
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
FRANCISCO DE JESUS MOREIRA
RESUMO DO FILME SICKO (2007)
SALVADOR
2013
Dicente:
FRANCISCO DE JESUS MOREIRA
Resumo do filme Sicko indicado e orientado pela docente P.C, na disciplina de Saúde e Qualidade de Vida, do curso de Enfermagem, segundo semestre, turma NR05, turno noturno.
SALVADOR
2013
RESUMO DO FILME:
“SICKO”.
O documentário titulado como Sicko feito em 2007, pelo diretor Michel More, teve como o objetivo de mostrar a realidade do sistema de saúde americano, em relação a outros países que possuem um sistema de saúde gratuito e bastante satisfatório para a população, como por exemplo Cuba, que é um país socialista que se preocupa com a saúde, visando sempre mais conquista com a abrangência nos princípios da Saúde Pública.
Onde no Estados Unidos um país bastante desenvolvido (possui a maior economia nacional) não há sistema único de saúde pública, o que é mais prevalecido os planos de saúde, visados praticamente sempre em obter lucros e não de fato o reestabelecimento da saúde da papulação. Planos esses que nem todos possuem condições de pagarem para obterem esse beneficio. Isso sem falar na dificuldade que é para se enquadrar em determinado perfil exigido, como a faixa etária, sexo, peso, entre outros. Além disso, para eles é imprescindível que o indivíduo não possua nenhum tipo de doença, o que soa irônico por se tratar de um plano de saúde, o que realmente deixa muito desejar. A universalização da saúde proposta por Hillary Clinton não foi aprovada no congresso americano devido a algumas atividades dos planos e seguros de saúde, informando que prejudicaria a atenção à saúde americana e que não seria possível. Os profissionais de saúde, como os médicos americanos posicionaram-se contra a universalização da saúde, onde haveriam modificações como aumento de carga de trabalho, a qualidade e os tratamentos piorariam. Além disso, os