Resumo do livro:rosa, m. psicologia evolutiva - psicologia da idade adulta. vol.4, petrópolis: vozes, 1990.
ROSA, M. Psicologia evolutiva - Psicologia da idade adulta. vol.4, Petrópolis: Vozes, 1990.
ADULTO JOVEM
(DOS 20 AOS 40 ANOS)
1 - CARACTERÍSTICAS DESSE ESTÁGIO EVOLUTIVO:
* Preponderância das normas etárias na influência do comportamento dos adultos. Sanções sociais relacionadas com normas etárias adquirem uma realidade psicológica.
* Assumir funções que a sociedade espera do adulto - enfrenta ajustamentos pessoais e sociais: profissão, casamento, etc.
* Fase criativa - libertos dos sistemas educacionais e do protecionismo dos pais.
* A vida torna-se mais racional e ordenada.
* Dos 20 aos 30 anos - período áureo da capacidade física: agilidade, rapidez, força. Dos 30 aos 40 anos - primeiros sinais de envelhecimento: o tecido gorduroso começa a aumentar, obesidade (controle mais difícil).
2 - TAREFAS EVOLUTIVAS DO ADULTO JOVEM.
Segundo Havighurst, as principais tarefas evolutivas são:
1 - escolha de um cônjuge; 2 - aprender a viver com o cônjuge escolhido; 3 - iniciar a própria família; 4 - educar a família; 5 - dirigir o lar; 6 - estabelecer-se profissionalmente; 7 - assumir responsabilidades cívicas e 8 - encontrar um grupo social.
* Aprender a ser independente e responsável por suas próprias decisões. O indivíduo experimenta um senso de insegurança, por lhe faltar o apoio que até então estava habituado a receber dos pais e da família em geral.
* SOLIDÃO devida ao fato dessa faixa etária representar uma espécie de transição de uma sociedade em que o indivíduo era julgado à base de sua idade, para uma situação em que ele é julgado por seu status social
3 - VOCAÇÃO E PROFISSÃO
* O ajustamento profissional do indivíduo é de suma importância para seu bem-estar pessoal e tem ampla importância para a vida da família e a sociedade.
* O sucesso do indivíduo nesse processo de ajustamento depende de uma escolha profissional adequada - desejo de encontrar um trabalho que dê senso de identidade.
* O trabalho pode