Resumo Do Livro Preconceito Lingu Stico
FUNDAMENTOS ACADÊMICOS
IARA RIBEIRO DE CARVALHO
RESUMO: PRECONCEITO LINGUÍSTICO
BOM DESPACHO
2014
IARA RIBEIRO DE CARVALHO
RESUMO: PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos Acadêmicos do Português, do 1º período do curso de graduação em Direito da Universidade Presidente Antônio Carlos.
Professora: Roberta Azevedo
BOM DESPACHO
2014
Resumo do livro Preconceito Linguístico
No livro “preconceito linguístico” o autor Marcos Bagno, defende a língua viva e verdadeira falada no Brasil. Para ele “tratar da língua é tratar de um tema politico”, já que também fala que “a língua é como um rio que se renova, enquanto a gramatica normativa é como a agua do Igapó, que envelhece, não gera vida nova a não ser que venham as inundações”. O preconceito linguístico vem sendo alimentado pelos meios de comunicação, que pretendem ensinar o que é “certo” e o que é “errado”. Com isso criaram – se vários mitos sobre nossa língua, e o autor fala sobre os principais nesse livro.
"A língua portuguesa apresenta uma unidade surpreendente"
O autor começa falando desse mito por ser o mais sério dentre os outros mitos, ele é prejudicial à educação e não reconhece que o português falado no Brasil é bem diversificado. Ou seja, as escolas tentam impor a norma linguística como se ela fosse comum a todos os brasileiros. "Brasileiro não sabe português / Só em Portugal se fala bem português"
O autor defende que os brasileiros sabem sim português, o que acontece é que o nosso português é diferente do português falado em Portugal. Portanto não tem nenhum mais certo ou mais errado que o outro, o que acontece é que cada um é diferente do outro.
"Português é muito difícil"
O autor fala que português não é difícil, o que é difícil é a ideia de obrigação de termos de decorar conceitos e regras. Bagno, fala também que a norma gramatical não corresponde à realidade da língua falada no