Resumo do livro pequena história dos historiadores pag 11 até 49
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SÃO PAULO
CURSO DE HISTÓRIA
PEQUENA HISTÓRIA DOS HISTORIADORES
RESUMO
GUARULHOS
2014
SUMÁRIO
A CONQUISTA GREGA DA HISTORIA.............................................................3
CLIO NO TEMPO DE ROMA..............................................................................4
A HISTORIA CRISTÃ: SECULO IV –XI..............................................................6
RUMO A UMA HISTÓRIA SECULARIZADA: SECULOS XII – XV....................8
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................10
2
A CONQUISTA GREGA DA HISTORIA
O termo logographen designa, para os séculos IV e V a.C, os primeiros escritores em prosa que se interrogam sobre suas raízes (as ruas, as das cidades, do mundo jônico, grego), teninando ir além da explicação do passado unicamente pelo mito.
Seu aparecimento na jonia coincide com o desenvolvimento da filosofia e ciência antigas. Sob essa influencia, desejando tornar mais racionais seus relatos sobre a origem do mundo grego, os logografos compilam o que ouvem da tradução oral, da poesia épica, dos costumes locais, dos relatos de viajantes e de marinheiros.
Hecateu de Mileto
Dos logografos mais antigos, como Dionísio e Cadmos de Mileto, ignora-se quase tudo. O titulo de sua obra, “historia”, revela sua evolução em relação aos logografos. “História” significa com efeito de investigação, pesquisa, informação. Heródoto quer construir um saber fundado sobre depoimentos escritos e orais, a fim de reconstruir a cadeia dos acontecimentos históricos e de designar suas causas naturais próximas ou distantes.
A memória e sua celebração
A obra do “pai da Historia” (segundo Cícero) tem a marca de uma fatura arcaica: senso desenvolvido do trágico, gosto pelo anedótico, pelas digressões, desejo evidente de seduzir o leitor. Heródoto escreve, alias: “Para mim, se tenho o dever de relatar o que me dizem, não tenho