Resumo do livro - Os sete pecados do mundo corporativo
Ser preconceituoso ou desconhecer particularidades culturais de outros países pode comprometer de forma irremediável a carreira de um profissional.
A etiqueta internacional deve ser conhecida, ao menos em sua forma mais básica, pois ela é essencial para um bom relacionamento.
Muitos negócios são desfeitos ou nem chegam a ser fechados devido o desconhecimento sobre os costumes culturais. Portanto, é necessário saber o máximo possível sobre o país que será visitado.
Abaixo, estão relacionados alguns países e seus principais costumes:
Estados Unidos da América:
São constituídos de uma cultura etnocêntrica e individualista. Não se importam com os interesses do restante do mundo. Consideram-se os mais fortes e mais poderosos. No entanto, não podemos nos ofender com esse comportamento, pois é cultural.
Apresentam-se pelo sobrenome e de forma bem clara;
Vão direto ao assunto, por isso as negociações são feitas rapidamente;
Apesar de não ser necessário, levar presentes a um americano que o convida para sua casa é um gesto muito apreciado;
É comum dar gorjetas de 10% a 20% em restaurantes, sendo os 20% quando o serviço for excepcional;
Depois de o negócio ter sido fechado, é comum dar presentes. Estes são abertos na hora e em frente de todos que estão reunidos. Consideram que os melhores presentes são aqueles típicos do seu país. Perfumes e roupas, por serem muito pessoais, não são considerados adequados;
Pontualidade é considerada muito importante, especialmente em negócios. Em caso de atraso, é correto telefonar antes para avisar; Em um primeiro encontro é preferível vestir-se de maneira conservadora e, somente depois, adotar o estilo das pessoas com quem está havendo negociação.
Espanha: Uma das grandes características desse povo é o orgulho