Resumo do Livro Nossa Herança
1. IGREJA ATRAVÉS DOS TEMPOS
1.1. Antigo Testamento – A igreja guardava a Lei, antes mesmo dela existir na forma escrita. Os sacrifícios davam esperança da vinda de Jesus. Os profetas escreveram as instruções divinas no Antigo Testamento.
1.2. Novo Testamento – A igreja tinha Jesus entre eles, que não veio para anular o velho testamento e sim, dar o verdadeiro sentido. Após sua morte, foram escritos os evangelhos e epístolas. A igreja se espalhou para pregar ao mundo. Os discípulos foram perseguidos (Estevão – 1o mártir), e a igreja se uniu ao estado, surgindo falsas doutrinas.
1.3. Idade Escura – Igreja comandada pelo papado (séc. VI-XVIII), até a prisão do papa. Ela obrigou os fiéis a escolherem entre as falsas doutrinas e a morte.
1.4. Reforma – Em terras distantes de Roma, haviam povos que continuaram guardando a Lei (África Central, Armênios na Ásia). Os valdenses traduziram a bíblia. Wiclef e Huss lutaram contra Roma. Lutero traduziu a bíblia do latim para alemão e descobriu falsas doutrinas. Graças aos reformadores as verdades bíblicas se espalharam pelo mundo.
1.5. Pais Peregrinos – No séc. XVIII, cem peregrinos foram para os EUA, no barco
Mayflower, em busca de liberdade religiosa, formando um governo republicano com liberdade total.
1.6. Primeiros Missionários – Carey iniciou uma série de sociedades missionárias nos países protestantes. Ele foi à Índia. Morrison publicou a bíblia em chinês.
Judson traduziu a bíblia para birmanês e foi à Índia. Livingstone e Moffat foram a
África. Williams e Patton foram ao Pacífico.
1.7. Advento – No séc. XIX, Guilherme Miller e outros homens pregaram a Segunda
Vinda de Jesus. Esse tema trouxe um despertamento Adventista.
1.8. Remanescente – É a igreja de Cristo no último período da história mundial.
Características (Apocalipse): Guarda os mandamentos, tem espírito de profecia, prega a mensagem dos três anjos, aponta sobre a hora do juízo, queda da
babilônia