Resumo do Livro Monge Executivo
Aparentemente viviam de maneira confortável e feliz. Porém sem que ele se desse em conta sua vida se desestruturou, com problemas no trabalho, em sua família e até mesmo com o time de beisebol em que era treinador.
Após uma conversa com o pastor a pedido de sua esposa ele decide ir a um retiro espiritual de sete dias, vendo isso como um sacrifício para agradar a sua amada e pensando apenas em encontrar um ex executivo de sucesso de uma das maiores empresas dos Estados Unidos da América, Leonard Hoffman chamado no mosteiro de Frade Simeão. Para John esse nome “Simeão” o intrigava pelas coincidências, pois o acompanhara desde o seu batismo até em seus sonhos.
John Daily inicia seus dias em no mosteiro e finalmente conhece Leonard Hoffman, Além de outras atividades todos os dias pela manhã John e mais cinco participantes tinham aulas com irmão Simeão sobre os princípios de liderança.
A princípio, Daily e os outros cinco alunos que participam do seminário reagem aos conceitos apresentados pelo frade, Composto por um grupo diferenciado, desde um resistente sargento do exército americano a um pregador evangélico, mas depois eles se rendem à sua experiência. Afinal, Hoffman ganhou fama no mundo dos negócios por sua capacidade de recuperar empresas em crise, transformando-as em exemplos de sucesso.
De acordo com o monge, a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, não apenas como sentimento, mas sim como elemento de dedicação e sacrifício.
Hoffman explica que liderar seja o que for, usando somente o poder como ferramenta, poderá ser um risco para a vida