Resumo do livro: manual do consultor, um desafio de liberdade
Este livro é um guia prático que norteia todas as atividades de um consultor, desde sua definição até a implementação do seu trabalho.
Um consultor é como um psicólogo das organizações, que aconselha diante de uma escolha, que busca ser ouvido quando não se tem o controle, que lida constantemente com as entrelinhas das relações, resistências e principalmente, que busca mudanças significativas e fazer com que as pessoas e as organizações sejam capazes de gerenciar a si mesmas de forma diferente.
Dentro desse universo de consultoria, é necessário fazer algumas distinções: * O consultor é uma pessoa que está em posição de exercer alguma influência sobre um indivíduo, grupo ou organização; * O gerente é quem tem o controle direto sobre a ação; * Os profissionais de staff atuam planejando, recomendando, assistindo ou aconselhando sobre diversos assuntos, como recursos humanos, auditoria, análise de sistemas, segurança, etc.; * Os clientes são as pessoas que recebem todas essas orientações.
Quando um consultor não sabe fazer essa importante distinção, acaba contribuindo e disseminando uma imagem desfavorável, por agir como um gerente substituto, quando sua meta é favorecer alguma espécie de mudança e não agir ou fazer coisas em nome ou lugar do gerente.
Num sentido mais amplo, consulta define qualquer ação que adota-se em relação a um sistema do qual não se faz parte, em cada momento de consulta, há três tipos de habilidades necessárias ter para se fazer um bom trabalho de consultoria: 1. Habilidades Técnicas: Acima de tudo precisamos saber o que o outro está falando, precisamos ser especialistas no assunto; 2. Habilidades Interpessoais: Transformar idéias em palavras, ouvir, dar apoio ou discordar de forma razoável; 3. Habilidades de Consultoria: Todo projeto de consultoria, passa por cinco fases sequenciais:
Fase 1 – Entrada e Contrato: É a fase do contato inicial com o cliente sobre o projeto,