Resumo do livro manual de linguística: conceitos de gramática, martelotta, mário eduardo, (p. 42-68).
Núcleo Universitário Regional do Baixo Tocantins
Curso Licenciatura Plena em letra Língua Portuguesa
Campus XIV – Moju/PA
Leandro dos Santos Maciel
Bruno Evangelhista Pinheiro
Resumo do livro Manual de Linguística: Conceitos de gramática, MARTELOTTA, Mário Eduardo, (P. 42-68).
Resumo, elaborado como parte da avaliação da Disciplina Introdução a Linguística, do Curso de Licenciatura em Letras, da Universidade do Estado do Pará - UEPA.
Moju-Pa
2013
A gramática surgiu através do desejo de se compreender a natureza e o funcionamento das línguas naturais e de como combinar unidades, tendo em vista as restrições de combinações existentes. É importante fazer uma distinção entre dois sentidos do termo “gramática”: o primeiro designa o funcionamento da própria língua, diz respeito ao conjunto e a natureza dos elementos que compõe uma língua; o segundo sentido designa os estudos que buscam descrever a natureza desses elementos, ou seja, ele explica o funcionamento da língua. Dentro deste segundo sentido Martelotta apresenta por meio de alguns modelos teóricos, como são abordadas as questões acerca do funcionamento da língua ao longo da evolução dos estudos linguísticos.
O primeiro modelo é o da Gramática Tradicional, que possui origem em uma tradição de estudos cuja base filosófica é a Grécia antiga. Dessa raiz manteve-se, entre outras coisas, a herança normativa de ditar padrões de uso da língua. Ela é utilizada como modelo teórico para a abordagem e o ensino da nossa língua nas escolas. O que melhor caracteriza essa tradição é a visão inaugurada por Aristóteles, de que existe uma forte relação entre a linguagem e a lógica. Para Aristóteles, a lógica seria o instrumento que precede o exercício do pensamento e da linguagem.
Este capítulo também discorre sobre o modelo da Gramática Histórico-Comparativa que propõe comparar elementos gramaticais de línguas de origem comum a fim de detectar a estrutura da língua original