Resumo do livro historia da enfermagem, capitulo 1
Guerra da Tríplice Aliança Anna Justina Ferreira Nery
Guerra da Tríplice Aliança
A guerra do Paraguai, ocorreu de 1864 a 1870 e foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Essa guerra é tambem conhecida com, Guerra da Tríplice Aliança na Argentina e no Uruguai, e Grande Guerra no Paraguai.
O Brasil e a Argentina interviram militarmente no Uruguai a fim de impor sua posição hegemônica na região, e um governo uruguaio transigente com os interesses do Brasil.
O Paraguai, era presidido por Francisco Solano López, e estava em uma fase de grandes investimentos.
Solano López reagiu a interferência brasileira, pois a hegemônia brasileira e argentina sob o rio da Prata os condicionaria a saída ao mar pelo rio Paraná, pondo fim a autonomia paraguaia.
O Paraguai foi derrotado pela aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai, após mais de 5 anos de luta. Nesse período o Brasil enviou mais de 150 mil homens à guerra e em torno de 50 mil não voltaram. Argentina e Uruguai perderam mais de 50% de suas tropas. Já no Paraguai as perdas entre civis e militares reduziu pela metade a população do país, em decorrência dos combates, epidemias e a fome. Foi nesse cenário que atuou Anna Justina Ferreira Nery como voluntártia, após sua carta enviada ao presidente Manuel Pinto de Souza Dantas, ter tido resposta positiva. Ele a contratou e no caminho do campo de batalha, no Rio Grande do Sul, aprendeu sobre cuidados hospitalares com as irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo. No campo de batalha cuidou de feridos. Perdeu seu filho Justiniano de Castro Rebello e sobrinho Arthur Rodrigues Ferreira.
Retornou da guerra em 1970 e foi homenageada por diversas autoridades civis e militares. Recebeu o titulo de Mãe dos Brasileiros pelos soldados brasileiros, entre outros. Teve várias bibliografias publicadas ao longo dos anos.
As representaçoes objetais de Anna Nery
Anna Nery morava na cidade de Vila de Nossa